Igualdade Racial

Professora da UFSM assume cargo no Ministério da Igualdade Racial

Professora da UFSM assume cargo no Ministério da Igualdade Racial

Divulgação/Arquivo pessoal

Leonice Mourad, 55 anos, atua nos estudos em torno da questão étnico-racial

A docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Leonice Mourad, 55 anos, foi escolhida para ocupar um cargo no Ministério da Igualdade Racial do governo federal. A professora será coordenadora da Diretoria de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir). A secretaria tem a responsabilidade de articular políticas públicas de enfrentamento ao racismo e desigualdade racial entre os diferentes Estados do país.

Leonice tem uma longa trajetória de estudos em torno da questão étnico-racial. Atualmente, ela trabalha com temas que envolvem populações quilombolas, camponeses e indígenas.

– Nos últimos anos venho fazendo uma luta diária para aquilo que chamamos de educação antirracista. Participo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFSM, que é uma importante referência para pensar o enfrentamento ao racismo. A partir deste trabalho o meu nome acabou sendo indicado e avaliado para ocupar este cargo – explica.

A partir do mês de agosto, a professora passa a exercer o trabalho no Ministério em Brasília.

Em entrevista à Rádio CDN - 93.5 FM, Leonice falou sobre os dois casos de racismo registrados na universidade neste ano. De acordo com ela, são necessárias ações cotidianas e coletivas da sociedade para o enfrentamento do problema.

– A nossa sociedade é estruturalmente racista, as marcas da escravização e da subalternação de alguns grupos sociais, como negros e indigenas, são expressivas e ainda estão muito presentes no nosso imaginário. Então, mesmo nesses locais de reflexão como é a universidade, essas questões se manifestam. Por isso, é necessário viabilizar ações para uma promoção da equidade e igualdade racial em todos os espaços – afirma.

O ministério

O Ministério de Igualdade Racial (MIR) é o órgão da administração pública direta do Governo Federal competente para planejar, coordenar e executar políticas públicas de promoção da igualdade racial e combate ao racismo em caráter nacional. Anielle Franco é a atual ministra da pasta.  


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Caroline Souza

caroline.souza@diariosm.com.br

Santa Maria reivindica mais juízes para reduzir demandas Anterior

Santa Maria reivindica mais juízes para reduzir demandas

Câmara dos Deputados aprova PEC da reforma tributária Próximo

Câmara dos Deputados aprova PEC da reforma tributária

Política