Divulgação/Arquivo pessoal
Leonice Mourad, 55 anos, atua nos estudos em torno da questão étnico-racial
A docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Leonice Mourad, 55 anos, foi escolhida para ocupar um cargo no Ministério da Igualdade Racial do governo federal. A professora será coordenadora da Diretoria de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir). A secretaria tem a responsabilidade de articular políticas públicas de enfrentamento ao racismo e desigualdade racial entre os diferentes Estados do país.
Leonice tem uma longa trajetória de estudos em torno da questão étnico-racial. Atualmente, ela trabalha com temas que envolvem populações quilombolas, camponeses e indígenas.
– Nos últimos anos venho fazendo uma luta diária para aquilo que chamamos de educação antirracista. Participo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFSM, que é uma importante referência para pensar o enfrentamento ao racismo. A partir deste trabalho o meu nome acabou sendo indicado e avaliado para ocupar este cargo – explica.
A partir do mês de agosto, a professora passa a exercer o trabalho no Ministério em Brasília.
Em entrevista à Rádio CDN - 93.5 FM, Leonice falou sobre os dois casos de racismo registrados na universidade neste ano. De acordo com ela, são necessárias ações cotidianas e coletivas da sociedade para o enfrentamento do problema.
– A nossa sociedade é estruturalmente racista, as marcas da escravização e da subalternação de alguns grupos sociais, como negros e indigenas, são expressivas e ainda estão muito presentes no nosso imaginário. Então, mesmo nesses locais de reflexão como é a universidade, essas questões se manifestam. Por isso, é necessário viabilizar ações para uma promoção da equidade e igualdade racial em todos os espaços – afirma.
O ministério
O Ministério de Igualdade Racial (MIR) é o órgão da administração pública direta do Governo Federal competente para planejar, coordenar e executar políticas públicas de promoção da igualdade racial e combate ao racismo em caráter nacional. Anielle Franco é a atual ministra da pasta.